• imagem email contato@ofirconsultoria.com.br
  • imagem celular +55 (83) 9 8790-1544
Blog

A economia do Brasil em 2020 e como ficará em 2021

É um momento de muitas incertezas na economia do Brasil, mas nada que possamos analisar com calma e superar tudo que vem acontecendo no cenário econômico internacional e nacional, Ambos os mercados vão ter arrefecimento, encolherão, a tão poderosa China, fica positiva, mas não crescerá como em anos anteriores, basta olhar os gráficos dessa apresentação do Itaú que saiu em Abril de 2020, são informações importantes que requerem uma visão bem aproximada para que as tomadas de decisões não se tornem precipitadas e muito menos afoitas.

Teremos na economia do Brasil um PIB negativo de -2,5%, eu penso diferente, acredito que ele afunda mais, muito mais, vejo que chegaremos em -7,5% e com um volume de desempregados que podem chegar aos 20 milhões, falando assim dos números friamente, nos bate até um certo desespero, porém vamos lembrar de momentos adversos que já passamos, como por exemplo os recentes anos de 2015 e 2016 foi abaixo de -3%. Então é momento de olhar a “próxima curva”, pois oportunidades vão surgir, teremos em tempo uma taxa selic menor ainda na casa dos 2,5%, será o menor índice da história e isso faz com que os recursos financeiros vão diretamente para o mercado de gerar emprego e renda, evitando que fiquem em aplicações financeiras, ou seja, quem quiser ter qualquer ganho acima da inflação tem que tomar risco.

E a economia do Brasil terá o dólar segundo o Itaú tem uma redução esse ano e fica na casa de R$ 4,60 o que ainda favorece as exportações, e melhora para quem deseja importar ficando mais competitivo no mercado interno. Por fim a inflação, que sempre foi vilã e temida segundo a instituição financeira, fica controlada em torno de 2,6% esse ano e e para 2021 com 3,3%. Ainda sobre 2021 a economia do Brasil terá uma estimativa do PIB com previsão de crescer 4,7%, quando a estimativa era de 5,5%, mesmo assim é um crescimento considerável quando analisamos todo esse cenário.

Estou no mercado imobiliário desde 1996, então a gente tem aí 24 anos de mercado e uma sequência de experiências de trabalho, que me fizeram chegar até aqui e me deixaram vivo dentro desse mercado, porém desde 2016 até hoje a mudança e a velocidade que tive nos resultado em meu negócio e que gerei em outros negócios imobiliários e construtoras com o marketing digital, foi fora do comum e com esse treinamento quero ajudar você a direcionar seu negócio para o "oceano azul".

Cadastre-se para receber novidades sobre o mercado imobiliário!