• imagem email contato@ofirconsultoria.com.br
  • imagem celular +55 (83) 9 8790-1544
Blog

Criatividade e Empreendedorismo ou UNIVERSIDADE ?

Criatividade e Empreendedorismo ou UNIVERSIDADE ? Geralmente vamos com a Universidade. É por que crenças, as nossas experiências, os ambientes em que a gente vive, tudo isso molda a nossa forma de pensar sobre o mundo, você é o que você acredita, o que você aprendeu, o que você viveu. Até aí tudo bem, o problema é quando o mundo começa a mudar. E na verdade ou você não se deu conta, mas tudo já mudou e a UNIVERSIDADE, não será um único caminho que poderá mudar a sua vida. Eu não estou dizendo para você não cursar uma UNIVERSIDADE, mas afirmo que o modelo que fomos criados para, estudar no colégio, ir para uma universidade, conseguir um emprego ou concurso, estudar mais um ou dois MBAs, se aposentar e morrer, definitivamente não existe mais.

Tudo isso provocado pela velocidade das mudanças impostas pelas novas tecnologias e soluções inovadoras e corporativas ao mundo moderno advém da criatividade e do empreendedorismo. Na verdade, a Universidade ficou com um atraso significativo ao mercado, não conseguem acompanhar sequer para estar no mesmo ritmo, estão defasadas e não entregam os profissionais que precisamos para resolver os problemas que temos atualmente e que precisamos atender no curto e no médio prazo.

A criatividade e o empreendedorismo serão as molas propulsoras que teremos pela frente como ferramentas para nos sobressairmos do robotismo. E um dos passos importante para que você de desprenda do modelo que você foi ensinado a viver é a aprender a esquecer, Uma frase muito boa do Rubem  Alves, que é um expert em esquecimento, ele falou: “O que sabemos torna-se hábito de ver e de pensar, o que nos faz ver o novo, através dos óculos do velho e o transforma no que sempre vimos e tudo continua do jeito de que sempre foi.”  Fantástico, então para mudar a forma de pensar, não basta só botar coisa nova para dentro, tem que remover coisas também. Somos como um software, ou limpamos e retiramos o que há de velho para colocar novos programas e novos aplicativos atualizados ou NÃO vamos conseguir acompanhar a evolução e atualização natural das mudanças.

Esquecer é uma necessidade a vida é uma lousa em que o destino para escrever um novo caso precisa apagar o caso escrito” e o grande Rubem, outra frase sobre esquecimento, “O esquecimento é uma graça, muito mais difícil do que lembrar é esquecer, fala-se de boa memória, mas não se fala de bom esquecimento, como se esquecimento fosse apenas memória fraca.” É importante desapegar das suas convicções e da sua forma de pensar. A mente rígida é aquela que é ancorada no passado, não quer mudar suas crenças, tem até orgulho de dizer não: “Eu tô sempre muito firme nas minhas formas de pensar” e se auto convence a continuar assim. Eu já percebo e vejo que a minha vida será um eterno aprendizado, veja bem, no meu caso sou empresário, as minhas receitas financeiras vem do mercado, portanto ou eu fico atento “a próxima curva” ou vou ficar obsoleto. Eu não vou forçar a você fazer a mesma coisa, nem é o meu objetivo aqui, mas apenas alertá-lo que ou você se atualiza limpando e esquecendo o que já aprendeu ou literalmente vai ficar para traz e perder espaço para seus atuais e novos concorrentes.

Eu fiz essa pequena introdução para poder entrar no assunto da UNIVERSIDADE e estarei me baseando em um próprio paper de Oxford uma da mais conceituadas mundialmente, para ter acesso completo basta você digitar no google THE FUTURE OF EMPLOYMENT: HOW SUSCEPTIBLE ARE JOBS TO COMPUTERISATION. Traduzindo, o futuro do emprego, como os trabalhos estarão suscetíveis a computorizarão e foque na criatividade e no empreendedorismo /Users/michaelosborne/Documents/Research/future_of_employment_paper/old/.texpadtmp/future_of_employment_18.dvi (ox.ac.uk)

Já no resumo inicial vocês vão perceber que 47% dos trabalhos atuais irão sumir, nesse compostos foram 702 profissões analisadas, leia o resumo abaixo e perceba que quem faz a criatividade e o empreendedorismo domina o ambiente :

Examinamos como os empregos são suscetíveis à informatização. Para avaliar isso, começamos implementando uma nova metodologia para estimar a probabilidade de informatização para 702 ocupações detalhadas, usando um Classificador de processo gaussiano. Com base nessas estimativas, examinamos os impactos esperados da futura informatização sobre os resultados do mercado de trabalho dos EUA, com o objetivo principal de analisar o número de empregos em risco e a relação entre a probabilidade de informatização de uma ocupação, salários e realização educacional. De acordo com nossas estimativas, cerca de 47 por cento do emprego total nos EUA está em risco. Nós ainda fornecemos evidências que salários e realização educacional exibem uma forte relação negativa com a probabilidade de informatização de uma ocupação

Então eu lhe questiono, estamos mandando nossos filhos para o colégio para atender um sistema falido que atende uma exigência do MEC, para fazer um ENEM, que vai fazer uma UNIVERSIDADE, que vão consumir 5 a 6 anos de lá para saírem obsoletos, defasados e tendo que aprender tudo novamente, com a dor do mercado? Para mim não faz muito sentido. Aqui em casa há uma “briga” constante sobre isso, a minha cabeça é para os meninos aprenderem as profissões do futuro que vamos falar jajá e procurarem perceber como esta se movimentando o mercado para que proponham soluções, na outra via o tempo é consumido pelas tarefas e provas escolares através de assuntos que são vomitados, no bom sentido, por professores de uma forma igualitária para todos os presentes que ao meu ver é impossível que todos assimilem o que foi proferido por ele da mesma forma e a avaliação é uma prova que os alunos respondem o que eles como instituição querem e não ensinam aos alunos a pensar COMO é que devem ser as soluções com diferentes formas de respostas, serão essas hipóteses que trarão ao mercado solucionadores de problemas. As empresas como Google, Paypal, Uber, Netflix, já não trazem o seu curriculum como o alto grau de importância sobre a sua formação. O interesse deles é sobre sua capacidade inicial de buscar a soluções de problemas e de resolvê-los. Daí surgem os novos postos de trabalhos e de mais variados tipos de soluções necessárias para atender a demanda do mercado através da criatividade e do empreendedorismo.

Eu queria que você anotasse o que eu vou escrever agora para que você perceba a tendência mundial : Tudo aquilo que for rotina e repetitivo será substituído por uma máquina ou um robô com muita inteligência artificial. Vamos trazer alguns exemplos, o caixa do supermercado, já temos lojas no varejo que o que você coleta da prateleira já contabiliza no seu aplicativo o volume de itens comprados, ao sair da loja o seu aplicativo vinculado ao seu cartão de crédito recebe a nota fiscal de compra e lança a sua compra para o seu pagamento futuro. Viram, é o fim do caixa do supermercado. Um outro exemplo são os carros autônomos, Elon Musk da Tesla e o próprio Google já começam a entregar ao mercado os carros autônomos, com o preço ainda elevado, não o vemos ainda por aqui em grande quantidade, mas não tenha dúvidas que essa tecnologia sera barateada e com o passar do tempo teremos uma enxurrada de carros autônomos substituindo funções rotineiras e repetitivas, os motoristas serão substituídos, milhares de vagas de trabalho como os que fazem UBER não serão mais necessários. Percebem o caminho da mudança? Nem tudo é notícia ruim, claro que somem uns empregos mas surgem outros, enquanto a substituição do computador para a rotina cognitiva e manual das tarefas é evidente, as tarefas não rotineiras tendem a demorar muito mais a serem substituídas. Então esse é o caminho ! A automação é como a revolução industrial, não tem como interromper ou parar, vai acontecer, está acontecendo. O questionamento do status quo será uma constante e você precisa atentar para o rumo e o caminho das mudanças, aprender a desaprender para aprender novamente, no intuito de se manter atualizado e entregar o que o mercado, independente do seu segmento irá exigir.

Observe as 20 profissões que serão facilmente substituídas de acordo com o estudo de Oxford

Gravadores e gravadores
Caixa
Árbitros, árbitros e outros oficiais de esportes
Avaliadores de Seguros, Danos Automáticos
Oficiais de Empréstimo
Escriturários de pedidos
Escriturários de corretagem
Escriturários de processamento de apólices e reclamações de seguros
Montadores e Ajustadores de Dispositivo de Sincronização
Técnicos de entrada de dados
Técnicos de biblioteca
Novos Escriturários de Contas
Trabalhadores de processos fotográficos e operadores de máquinas de processamento
Preparadores fiscais
Agentes de Carga e Frete
Reparadores de relógios
Subscritores de seguros
Técnicos Matemáticos
Esgotos manuais
Examinadores, abstratos e pesquisadores de títulos
Operadores de telemarketing

Agora os empregos segundo o estudo de Oxford com menor probabilidade de sermos substituídos por uma máquina

Terapeutas Recreacionais
Supervisores de primeira linha de mecânicos, instaladores e reparadores
Diretores de Gestão de Emergências
Assistentes sociais de saúde mental e abuso de substâncias
Audiologistas
Terapeutas Ocupacionais
Orthotistas e protesistas
Assistentes sociais de saúde
Cirurgiões Bucais e Maxilofaciais
Supervisores de primeira linha de trabalhadores de prevenção e combate a incêndio
Dietistas e Nutricionistas
Gerentes de hospedagem
Coreógrafos
Engenheiros de vendas
Médicos e Cirurgiões
Coordenadores instrucionais
Psicólogos, todos os outros
Supervisores de primeira linha da polícia e detetives
Dentistas, Geral
Professores do ensino fundamental, exceto educação especial

Então a conclusão é que tudo que for repetitivo e fácil de ser copiado será facilmente substituído e espero que dentro do seu propósito de vida você encontre o seu modo de viver bem, esteja aberto a aprender sempre com sua mente aberta para o mundo que você enfrentará hoje e sempre !

Estou no mercado imobiliário desde 1996, então a gente tem aí 24 anos de mercado e uma sequência de experiências de trabalho, que me fizeram chegar até aqui e me deixaram vivo dentro desse mercado, porém desde 2016 até hoje a mudança e a velocidade que tive nos resultado em meu negócio e que gerei em outros negócios imobiliários e construtoras com o marketing digital, foi fora do comum e com esse treinamento quero ajudar você a direcionar seu negócio para o "oceano azul".

Cadastre-se para receber novidades sobre o mercado imobiliário!